[et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default”][et_pb_row _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default”][et_pb_text _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default” custom_margin=”-34px||||false|false” custom_padding=”0px|||||”]

Do Windows 1 ao Windows 11: 36 anos de evolução

[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default” hover_enabled=”0″ sticky_enabled=”0″]

O Microsoft Windows viu 10 versões principais desde seu primeiro lançamento eem 1985. Mais de 36 anos depois, o Windows parece muito diferente, mas ainda familiar as primeiras versões, mesmo com toda a mudança de tempo, como processadores e mais recentemente – uma mudança do teclado e mouse para tela sensível ao toque.

Neste artigo mostro uma breve história do Windows, desde seu lançamento nas mãos de Bill Gates com o Windows 1 até a chegada do novo presidente-executivo da Microsoft, Satya Nadella.

 

Windows 1

[/et_pb_text][et_pb_image src=”https://atilafelipe.com/wp-content/uploads/2021/10/1.png” title_text=”1″ _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default”][/et_pb_image][et_pb_text _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default”]

É aqui que tudo começou para o Windows. O Windows 1 original foi lançado em novembro de 1985 e foi a primeira tentativa real da Microsoft em uma interface gráfica de usuário em 16 bit.

O desenvolvimento foi liderado pelo fundador da Microsoft, Bill Gates, e rodou em cima do MS-DOS, que dependia de entrada de linha de comando.

Era notável porque dependia muito do uso de um mouse antes mesmo de mouse ser um dispositivo de entrada de computador comum. Para ajudar os usuários a se familiarizarem com esse estranho sistema de entrada, a Microsoft incluiu um jogo, Reversi, que dependia do controle do mouse, não do teclado, para acostumar as pessoas a mover o mouse e clicar nos elementos da tela.

Para usar este sistema, era necessário o MS-DOS 2.0 ou superior, 256KB de RAM e um disco rígido (naquela época a maioria dos computadores não possuia disco rígido, sendo usado disquetes para o armazenamento. O MS-DOS 1.0 por exemplo, rodava sobre um disquete).

 

Windows 2

[/et_pb_text][et_pb_image src=”https://atilafelipe.com/wp-content/uploads/2021/10/2.png” title_text=”2″ _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default”][/et_pb_image][et_pb_text _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default”]

Dois anos após o lançamento do Windows 1, o Windows 2 da Microsoft o substituiu em dezembro de 1987. A grande inovação do Windows 2 foi que as janelas podiam se sobrepor e também introduziu a capacidade de minimizar ou maximizar janelas em vez de “iconizar” ou “zoom”.

O painel de controle, onde várias configurações do sistema e opções de configuração foram reunidas em um só lugar, foi introduzido no Windows 2 e sobrevive até hoje.

Microsoft Word e Excel também fizeram suas primeiras aparições rodando no Windows 2.

Para instalar o Windows 2 era necessário ao menos 512KB de memória RAM e um disco rígido. Foi o primeiro Windows que dava suporte ao VGA e aos componentes PS/2.

 

Windows 3

[/et_pb_text][et_pb_image src=”https://atilafelipe.com/wp-content/uploads/2021/10/3.png” title_text=”3″ _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default”][/et_pb_image][et_pb_text _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default”]

O Windows 3 foi a primeira versão a ter um sucesso mais amplo e a ser considerado um desafiador para as interfaces gráficas de usuário do Macintosh da Apple e do Commodore Amiga, vindo pré-instalado em computadores de fabricantes compatíveis com PC, incluindo Zenith Data Systems.

O Windows 3 introduziu a capacidade de executar programas MS-DOS no Windows, o que trouxe multitarefa para programas legados e suportou 256 cores, trazendo uma aparência mais moderna e colorida para a interface.

Mais importante – pelo menos para a soma total do tempo humano desperdiçado – introduziu o jogo de cartas Solitaire.

Até este momento, o Windows 3 (e anteriores) não eram propriamente sistemas operacionais, pois tinham como pré-requisito a existência de uma versão do sistema MS-DOS instalada no computador, esse sim sendo o sistema operacional do computador.

Algumas das novidades são: leitor de CDs, um novo relógio, gravador de som, animações de proteção de tela e mixers de som. O Windows 3 requeria o processador 286 ou superior, diferente das versões comuns que rodavam em 8086 e 8088.

 

Windows 3.1

[/et_pb_text][et_pb_image src=”https://atilafelipe.com/wp-content/uploads/2021/10/4.png” title_text=”4″ _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default”][/et_pb_image][et_pb_text _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default”]

O Windows 1 e 2 tinham atualizações de lançamento pontuais, mas o Windows 3.1 lançado em 1992 é notável porque introduziu fontes TrueType, tornando o Windows uma plataforma de publicação viável pela primeira vez.

O campo minado também fez sua primeira aparição. O Windows 3.1 exigia 1MB de RAM para ser executado e permitia que os programas MS-DOS suportados fossem controlados com um mouse pela primeira vez. O Windows 3.1 também foi o primeiro Windows a ser distribuído em um CD-ROM, embora uma vez instalado em um disco rígido, ocupasse apenas 10 a 15MB (um CD normalmente pode armazenar até 700MB).

 

Windows 95

[/et_pb_text][et_pb_image src=”https://atilafelipe.com/wp-content/uploads/2021/10/5.png” title_text=”5″ _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default”][/et_pb_image][et_pb_text _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default”]

Como o nome indica, o Windows 95 chegou em agosto de 1995 e com ele veio o primeiro botão Iniciar (lançado com uma gigantesca campanha publicitária que usava Start Me Up dos Rolling Stones e alguns meses depois Frieds).

Ele também introduziu o conceito de “plug and play” – conecte um periférico e o sistema operacional encontrará os drivers apropriados para ele e o fará funcionar. Essa era a ideia; nem sempre funcionou na prática.

O Windows 95 também introduziu um ambiente de 32 bits, a barra de tarefas e se concentrou na multitarefa. O MS-DOS ainda desempenhava um papel importante para o Windows 95, que exigia a execução de alguns programas e elementos.

O Internet Explorer também estreou no Windows 95, mas a versão 1.0 do Internet Explorer vinha apenas com a versão de CD-ROM.

As revisões posteriores do Windows 95 incluíram o IE por padrão, já que o Netscape Navigator e o NCSA Mosaic eram populares na época.

 

Windows 98

[/et_pb_text][et_pb_image src=”https://atilafelipe.com/wp-content/uploads/2021/10/6.png” title_text=”6″ _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default”][/et_pb_image][et_pb_text _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default”]

Lançado e mjunho de 1998, o Windows 98 foi desenvolvido com base no Windows 95 e trouxe consigo o IE 4, Outlook Express, Windows Address Book, Microsoft Chat e NetShow Player, que foi substituído pelo Windows Media Player 6.2 no Windows 98 Second Edition em 1999.

O Windows 98 introduziu os botões de navegação para trás e para frente e a barra de endereço no Windows Explorer, entre outras coisas. Uma das maiores mudanças foi a introdução do Windows Driver Model para componentes e acessórios de computador – um driver para oferecer suporte a todas as versões futuras do Windows.

O suporte a USB foi muito melhorado no Windows 98 e levou a sua ampla adoção, incluindo hubs USB e mouses USB.

 

Windows ME

[/et_pb_text][et_pb_image src=”https://atilafelipe.com/wp-content/uploads/2021/10/7.png” title_text=”7″ _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default”][/et_pb_image][et_pb_text _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default”]

Considerado um ponto baixo na série Windows por muitos – pelo menos até verem o Windows Vista – o Windows Millennium Edition foi o último Windows baseado no MS-DOS, e o último na linha Wndows 9x.

Lançado em setembro de 2000, era o sistema operacional voltado para o consumidor mesclado com o Windows 2000 voltado para o mercado corporativo. Ele introduziu alguns conceitos importantes para os consumidores, incluíndo ferramentas de recuperação de sistema.

IE 5.5, Windows Media Player 7 e Windows Movie Maker apareceram pela primeira vez. O preenchimento automático também apareceu no Internet Explorer, mas o sistema operacional era conhecido por apresentar bugs, falha na instalação adequada e, em geral, pobre.

O Windows ME é uma continuação do Windows 9x, mas com um acesso restrito ao modo real MS-DOS, com o intuito de reduzir o tempo de boot do sistema. Mesmo assim, essa foi uma das mudanças mais criticadas do Windows ME, já que muitos softwares realmente precisavam do modo real do MS-DOS para rodar, como velhos utilitários para HD que já não rodavam mais (apesar de que o sistema poderia dar o boot por vias do modo DOS através do disquete do Windows ME, ou através de uma configuração manual, com o objetivo de habilitar o acesso ao modo MS-DOS oculto).

 

Windows 2000

[/et_pb_text][et_pb_image src=”https://atilafelipe.com/wp-content/uploads/2021/10/8.png” title_text=”8″ _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default”][/et_pb_image][et_pb_text _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default”]

O gêmeo corporativo do ME, o Windows 2000, foi lançado em fevereiro de 2000 e foi baseado no sistema empresarial da Microsoft, o Windows NT, e mais tarde se tornou a base para o Windows XP.

A atualização automática da Microsoft desempenhou um papel importante no Windows 2000 e se tornou o primeiro Windows a oferecer suporte à hibernação.

 

Windows XP

[/et_pb_text][et_pb_image src=”https://atilafelipe.com/wp-content/uploads/2021/10/9.png” title_text=”9″ _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default”][/et_pb_image][et_pb_text _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default”]

Provavelmente uma das melhores versões do Windows, o Windows XP foi lançado em outubro de 2001 e trouxe a linha corporativa e a linha de consumo de sistemas operacionais da Microsoft para o mesmo teto.

Era baseado no Windows NT como o Windows 2000, mas trouxe os elementos amigáveis ao consumidor do Windows ME. O menu iniciar e a barra de tarefas tiveram uma reformulação visual, trazendo o familiar botão verde iniciar, a barra de tarefas azul e o papel de parede icônico, junto com várias sombas e outros efeitos visuais.

ClearType, que foi projetado para tornar o texto mais fácil de se ler em telas LCD, foi introduzido, assim como gravação de CD embutida, reprodução automática de CDs e outras mídias, além de várias ferramentas automatizadas de atualização e recuperação, que, ao contrário do Windows ME, realmente funcionavam.

O Windows XP foi o sistema operacional da Microsoft mais antigo, com três atualizações principais e suporte até abril de 2014 – 13 anos a partir da data de lançamento original. O Windows XP ainda era usado em cerca de 430 milhões de PCs quando foi descontinuado.

Seu maior problema era a segurança: embora tivesse um firewall embutido, estava desativado por padrão. A enorme popularidade do XP acabou sendo um dádiva para hackers e criminosos, que exploravam suas falhas, especialmente no Internet Explorer, sem piedade – levando Bill Gates a iniciar uma iniciativa “Computação confiável” e a subsequente emissão de atualizações de Service Pack que endureceram o XP contra o ataque.

 

Windows Vista

[/et_pb_text][et_pb_image src=”https://atilafelipe.com/wp-content/uploads/2021/10/10.jpeg” title_text=”10″ _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default”][/et_pb_image][et_pb_text _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default”]

O Windows XP manteve o curso por quase seis anos antes de ser substituído pelo Windows Vista em janeiro de 2007. O Vista atualizou a aparência do Windows com mais foco em elementos transparentes, pesquisa e segurança. Seu desenvolvimento, sob o codinome “Longhorn”, foi conturbado, com elementos ambiciosos abandonados para colocá-lo em produção.

Era problemático, sobrecarregava o usuário com centenas de solicitações de permissões de aplicativos em “Controle de Conta de Usuário” (UAC) – o resultado da iniciativa de computação confiável, que agora significava que os usuários tinham que aprovar ou desaprovar as tentativas de programas de fazer várias alterações. O problema com o UAC era que ele levava a complacência, com as pessoas clicando em “sim” para quase tudo – levando a segurança de volta ao estado pré-UAC. Ele também funcionou lentamente em computadores mais antigos, apesar de serem considerados “Vista Ready” – uma etiqueta que o levou a ser processado porque nem todas as versões do Vista podiam ser executadas em PCs com esse rótulo.

Os jogadores de PC viram um impulso com a inclusão do Vista tecnologia DirectX 10 da Microsoft.

O Windows Media Player 11 e IE 7 foram lançados, junto com o Windows Defender, um programa anti-spyware. O Vista também incluiu reconhecimento de voz, Windows DVD Maker e Galeria de Fotos, além de ser o primeiro Windows a ser distribuído em DVD. Posteriormente, uma versão do Windows Vista sem o Windows Media Player foi criada em resposta as investigações antitruste.

 

Windows 7

[/et_pb_text][et_pb_image src=”https://atilafelipe.com/wp-content/uploads/2021/10/10.png” title_text=”10″ _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default”][/et_pb_image][et_pb_text _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default”]

Considerado por muitos como o que o Windows Vista deveria ter sido, o Windows 7 foi lançado pela primeira vez em outubro de 2009. O objetivo era corrigir todos os problemas e críticas enfrentaos pelo Vista, com pequenos ajustes em sua aparência e uma concentração em recursos amigáveis e menos “sobrecarga da caixa de diálogo”.

Era mais rápido, mais estável e fácil de usar, tornando-se o sistema operacional para o qual a maioria dos usuários e empresas faria a atualização do XP, dispensando totalmente o Vista.

O reconhecimento de escrita foi lançado no 7, assim como a capacidade de “encaixar” as janelas na parte superior ou nas laterais da tela, permitindo um redimensionamento automático mais rápido.

O Windows 7 viu a Microsoft ser atingida na Europa com investigações antitruste sobre a pré-instalação do IE, o que levou a uma tela de votação do navegador sendo exibida para novos usuários, permitindo que eles escolhessem qual navegador instalar na primeira inicialização.

 

Windows 8

[/et_pb_text][et_pb_image src=”https://atilafelipe.com/wp-content/uploads/2021/10/11.jpeg” title_text=”11″ _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default”][/et_pb_image][et_pb_text _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default”]

Lançado em outubro de 2012, o Windows 8 foi a revisão mais radical da interface do Windows pela Microsoft, trocando o botão iniciar e o menu iniciar em favor de uma tela iniciar mais amigável ao toque.

A nova interface ladrilhada viu os ícones do programa e os ladrilhos dinâmicos, que exibiam informações instantâneas normalmente associadas aos “widgets”, substituíndo as listas de programas e ícones. Um desktop ainda estava incluído, que lembrava o Windows 7.

O Windows 8 era mais rápido que as versões anteriores do Windows e incluía suporte para os novos e muito mais rápidos USB 3.0. A Windows Store, que oferece aplicativos universais do Windows que são executados apenas no modo tela inteira, foi introduzida. Os programas ainda podem ser instalados de terceiros como outras iterações do Windows, mas eles só podem acessar a interface desktop tradicional do Windows.

A revisão radical não foi bem recebida por muitos. A Microsoft tentou trilhar uma linha têncue entre o suporte a touchscreen e os usuários de desktop, mas, no final das contas, os usuários de desktop que desejam controlar o Windows com um mouse e teclado tradicionais e não com uma touchscreen sentem que o Windows 8 é um retrocesso. Também havia muito poucas telas sensíveis ao toque em uso, ou em oferta, para tornar sua interface orientada ao toque útil ou mesmo necessária – apesar do surgimento paralelo de tablets como iPad e smartphones, que começaram a vender mais que os PCs no final de 2010.

O Windows RT, que roda em processadores baseados em ARM tradicionalmente encontrados em smartphones e tablets não-PC, foi introduzido ao mesmo tempo que o Windows 8 com tablet da Microsoft Surface. Ele parecia com o Windows 8, mas não podia executar aplicativos tradicionais do Windows, em vez disso, dependia apenas da Windows Store para aplicativos de terceiros.

 

Windows 8.1

[/et_pb_text][et_pb_image src=”https://atilafelipe.com/wp-content/uploads/2021/10/12.png” title_text=”12″ _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default”][/et_pb_image][et_pb_text _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default”]

Um lançamento pontual gratuito para o Windows 8 introduzido em outubro de 2013, o Windows 8.1 marcou uma mudança em direção as atualizações anuais de software da Microsoft e incluiu a primeira etapa na mudança de direção da Microsoft em torno de sua nova interface visual.

O Windows 8.1 reintroduziu o botão iniciar. Os usuários também podiam optar por inicializar diretamente na área de trabalho do Windows 8.1, que era mais adequado para aqueles que usavam um computador desktop com mouse e teclado do que a tela incial com foco em toque.

 

Windows 10

[/et_pb_text][et_pb_image src=”https://atilafelipe.com/wp-content/uploads/2021/10/12.jpeg” title_text=”12″ _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default”][/et_pb_image][et_pb_text _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default”]

Para tirar o “gosto ruim” da boca dos usuários e incentivar a migração a Microsoft fez algo inédito: ofereceu o sistema, durante um ano, como um upgrade gratuito para qualquer usuário que já tivesse uma cópia legalizada do Windows 7 ou 8 no computador. Mesmo após o fim deste período, ainda é possível migrar gratuitamente uma cópia do Windows 7 para o Windows 10.

O Windows 10 representa mais um passo na virada da Microsoft, trazendo de volta o menu iniciar e mais equilíbrio para os usuários de computadores desktop tradicionais.

Alguns recursos interessantes incluem a capacidade de alternar entre um modo de teclado e mouse e um modo tablet, para computadores com o Surface Pro 3 com teclado reversível.

O Windows 10 – apesar de ser a nona versão do Windows – foi projetado para unificar todas as plataformas Windows em vários dispositivos, incluindo Windows Phone e tablets, com aplicativos universais que podem ser baixados da Windows Store e executados em todos os dispositivos Windows.

 

Windows 11

[/et_pb_text][et_pb_image src=”https://atilafelipe.com/wp-content/uploads/2021/10/windows-11-1.jpg” title_text=”windows-11-1″ _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default”][/et_pb_image][et_pb_text _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default”]

Windows 11 foi lançado oficialmente em 5 de outubro de 2021, o sistema veio com requisitos controversos que impedem a grande maioria de usá-lo. Estes resquitos são:

O Windows 11 veio com vários recursos, como o Auto HDR, que funciona da mesma forma do Xbox Series S|X, ou seja, é ativado automaticamente gerando cores mais vivas e iluminações com maior qualidade nos jogos.

No começo a Microsoft prometeu incluir o Auto HDR em mais de 1000 jogos, como Age of Empires: Definitive Edition, DayZ e Doom 64.

 

[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default” hover_enabled=”0″ sticky_enabled=”0″]

Conheça recursos incríveis no Windows 11 e como ativar:

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default”][et_pb_row column_structure=”1_4,1_4,1_4,1_4″ _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default”][et_pb_column type=”1_4″ _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default”][et_pb_team_member name=”@ET-DC@eyJkeW5hbWljIjp0cnVlLCJjb250ZW50IjoicG9zdF9hdXRob3IiLCJzZXR0aW5ncyI6eyJiZWZvcmUiOiIiLCJhZnRlciI6IiIsIm5hbWVfZm9ybWF0IjoiZGlzcGxheV9uYW1lIiwibGluayI6Im9mZiIsImxpbmtfZGVzdGluYXRpb24iOiJhdXRob3JfYXJjaGl2ZSJ9fQ==@” image_url=”https://atilafelipe.com/wp-content/uploads/2021/07/pp.jpg” facebook_url=”@ET-DC@eyJkeW5hbWljIjp0cnVlLCJjb250ZW50IjoicG9zdF9tZXRhX2tleSIsInNldHRpbmdzIjp7ImJlZm9yZSI6IiIsImFmdGVyIjoiIiwibWV0YV9rZXkiOiIiLCJlbmFibGVfaHRtbCI6Im9mZiJ9fQ==@” _builder_version=”4.9.2″ _dynamic_attributes=”name,facebook_url” _module_preset=”default”][/et_pb_team_member][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_4″ _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default”][et_pb_code _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default” custom_margin=”67px||||false|false”][wpedon id=4679][/et_pb_code][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_4″ _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default”][et_pb_text _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default” custom_margin=”-3px||||false|false”]

Me segue aí brother!

[/et_pb_text][et_pb_social_media_follow _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default” text_orientation=”left” custom_margin=”0px||||false|false”][et_pb_social_media_follow_network social_network=”youtube” url=”http://www.youtube.com/c/AtilaFelipe” _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default” background_color=”#a82400″ follow_button=”off” url_new_window=”on”]youtube[/et_pb_social_media_follow_network][et_pb_social_media_follow_network social_network=”facebook” url=”http://www.facebook.com/Atylax56″ _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default” background_color=”#3b5998″ follow_button=”off” url_new_window=”on”]facebook[/et_pb_social_media_follow_network][et_pb_social_media_follow_network social_network=”instagram” url=”http://www.instagram.com/Atyla56″ _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default” background_color=”#ea2c59″ follow_button=”off” url_new_window=”on”]instagram[/et_pb_social_media_follow_network][/et_pb_social_media_follow][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_4″ _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default”][et_pb_text _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default” custom_margin=”|||10px|false|false”]

Pix para doação:

[/et_pb_text][et_pb_image src=”https://atilafelipe.com/wp-content/uploads/2021/07/WhatsApp-Image-2021-07-21-at-11.25.22.jpeg” title_text=”WhatsApp Image 2021-07-21 at 11.25.22″ _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default”][/et_pb_image][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default”][et_pb_row _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default”][et_pb_blog include_categories=”18,all” _builder_version=”4.9.2″ _module_preset=”default” custom_margin=”-40px||||false|false”][/et_pb_blog][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *